Steve McCurry | Fotógrafos

Steve McCurry começou sua carreira cobrindo a invasão soviética ao afeganistão como fotojornalista, o que lhe rendeu sua foto mais famosa, a menina afegã, Sharbat Gula, que foi encontrada sem burca por McCurry, na época, a lei afegã obrigava às mulheres a usarem burca. A fotografia estampou a capa da revista National Geographic e correu o mundo, a foto foi nomeada como a fotografia mais reconhecida. McCurry estudou cinema na Universidade do Estado da Pensilvânia em 1968 e ainda na universidade começou a fotografar para um jornal do campus, o The Daily Collegian. Além da invasão soviética, McCurry registrou outros conflitos internacionais como o do Afegainstão, Camboja, Filipinas, Líbano e a guerra do Iraque.

 © Steve Mc'Currry. Shabat Gula.

© Steve Mc'Currry

  © Steve Mc'Currry

  © Steve Mc'Currry

 © Steve Mc'Currry

© Steve Mc'Currry

Gabriel Ornellas | Insonia

© Foto de Gabriel Ornellas,  2011


Outra inquietação, mais um pouco daquela situação, daquele vácuo. Me deixe em paz! Terei de me picar novamente, morrer com meu próprio veneno para que, quem sabe, agonizando nos últimos instantes que me restam ter um profundo e longo suspiro de vida? Preciso dormir, pra quem sabe, acordar. Preciso comer pra passar fome. Amar para que, com sorte, possa odiar. Eu não te disse isso! Quem disse que eu quero o contrário? Paz? Não me faça rir, pois rindo, a única coisa que me resta após é chorar, e ambos sabemos que não lido tão bem assim com isso.

Gabriel Ornellas | Um Pouco de Nada

© Foto de Gabriel Ornellas, Vazio, 2011

As vezes saio a procura um algo, que não sei onde está, de vem, e nem mesmo o que é, e certamente não o encontro. Procuro incansavelmente algo que nem sei o que é, mas que simplesmente preciso procurar. E nestes momentos, acabo encontrando algo além do algo que procurava, o Nada, o Vazio. Este vazio me preenche, pois tudo que não temos em tempos de tanta conturbação e informação, é o nada, o silêncio, o vazio. E tudo que preciso para encher-me a alma, é um pouco de nada.