Biografia


    

Gabriel Mellado Ornellas

Nasci em São Paulo, capital, em 1990. Desde pequeno iniciei minha vida "nômade", quando com apenas 14 dias de vida me mudei de São Paulo para o Rio de Janeiro. Me acostumei a viver mudando de residência, já tendo morado em seis cidades e três estados diferentes, onde aprendi a lidar com as diferenças e a entender que existem muitas perspectivas possíveis de um mesmo assunto, além de adquirir a cultura e costumes dos locais em que passei. Quando adolescente brincava de ser fotógrafo com as câmeras analógicas do meu irmão mais velho, estudante de publicidade e propaganda na época. Foi então que surgiu o interesse por fotografia e cinema.
    Com apenas 15 anos comecei a estudar fotografia como uma brincadeira, aos 16 a brincadeira já havia se tornado profissão, trabalhando em um estúdio fotográfico focado em fotografia infantil. Foi então que a fotografia deixou de ser um hobbie e passou a ser minha profissão e paixão. A partir daí, me formei em fotografia analógica pelo Grupo Imagem, tratamento de imagem pelo Senac, Fotografia digital pela Escola Focus, em São Paulo, e me especializei em fotojornalismo e eventos sociais, fotomoda, e still, também pela Escola Focus, além de ter participado de diversos congressos e workshops como o Weddings Brasil. A esta altura, com aproximadamente 18 anos, já trabalhava na revista VIP de sorocaba, responsável por coberturas de eventos sociais, desfiles, e coberturas jornalísticas, além de cursar Direito na Universidade de Sorocaba(UNISO). Trabalhando como fotojornalista, ganhei concursos fotográficos como o "VI Salão Brasil Afro", promovido pela NUCAB (Núcleo de Cultura Afro-brasileira), "Os indivíduos e as crises do Capital", promovido pela Escola Livre de Ciências Humanas e Artes Paulista e VI Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck, promovido pela secretaria municipal de ação cultural e cidadania de Araras.  
    Com o passar dos anos meu interesse por Direito foi diminuindo, e o interesse pela área Audiovisual crescendo. Após cursar a extensão universitária, Cinema Contemporâneo na América Latina, promovido pela Fundação Memorial em parceria com a Universidade de São Paulo(USP), me identifiquei com a área, e passei a estudar mais sobre cinema e fotografia aplicada nas telas. Hoje curso a faculdade de Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), direcionando meus trabalhos fotográficos à uma nova linguagem, à junção entre fotojornalismo e fotografia cinematográfica, almejando sempre as sensações e emoções presentes no momento do click.